segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Esperar em Deus – O antídoto contra a depressão


Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim?
Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.(Sl 42:5)
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.(Sl 42:11)
Há momento em nossa vida em que nossa alma está aflita e abatida. Um sentimento de tristeza de repente nos invade tentando roubar nosso ânimo, nossas motivações e esperança. Existem momentos onde as lágrimas são inevitáveis, onde o choro é o desafogo da alma onde a tristeza é tanta que nos falta até o apetite, Há momentos que parece o fim, onde o prazer de viver é substituída por uma forte vontade de morrer, porém é nesses terríveis momentos que devemos esperar em Deus.
Parece brincadeira, mas esperar em Deus em momentos como esse é tudo que não queremos. Se esperar em Deus quando tudo vai bem é difícil, quanto mais esperar quando tudo vai mal. Para muitos parece até piada isso, ainda mais nesse tempo corrido que vivemos.
Sabe porque parece impossível esperar, porque entendemos que o controle de nossa vida está “totalmente” em nossas mãos. E se o controle está em nossas mãos, somos inteiramente responsáveis por este momento. Dizem algumas pessoas que o sofrimento e angústia não vem pelo que estamos vivendo, mas por aquilo que projetamos e não concretizamos. É quando perdemos toda esta confiança que temos em nós mesmos, de poder fazer “todas as coisas” e de controlar “tudo” em nossa vida é que buscamos e esperamos em Deus.
Quando tiramos a muleta que nos sustenta e a escora que nós temos em alguém ou algo é que podemos nos achegar a Deus com inteireza de coração, cumprindo assim o que diz o profeta Jeremias: Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração(Jr 29:13). Quando nossa confiança está em Deus é que podemos dizer: “Minha alma espera em Ti”.
Esse esperar no original hebraico significa silêncio, ou seja,uma espera com confiança (no silêncio). (Sl. 62:1).
O escritor Dutch Sheets em seu livro “oração intercessória” diz que essa palavra significa esperar silenciosamente com confiança tranquila- pg 167). Quando deixamos de pensar do “eu” para buscar a Deus é que essa espera deixa de ser algo passivo e se torna ativo. A espera em Deus não significa algo estático, mas algo em movimento, isso porque não parte de nós essa ação, mas de Deus.
Quando esperamos Nele, confiando “integralmente” no Seu agir o resultado contra o abatimento se torna satisfátorio. O que devemos fazer é nos achegar a Ele. Não devemos nos deixar abater para buscar a Deus, mas buscar a Deus para não se abater.
A palavra de Deus diz :Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.. (Tg 4:8).
Isso na verdade não é difícil pois a nossa alma anela e deseja Deus como está escrita no salmo 42 quando diz que assim como a corça anseia pelas águas, nossa alma suspira e tem sede do Deus vivo. (Sl 42:1-2).
Esse suspira significa anseio, desejo e dependência por Deus.
Muitas vezes esse abatimento que aflige o ser humano é o vazio no coração do homem sem Deus que na verdade só pode ser preenchido pela comunhão com o Senhor. O mesmo pode acontecer na vida de muitos religiosos, mas cuja intimidade com Deus apenas fica na superficialidade. Aquele que tem dependência de Deus confia Nele.
Queridos, nós não precisamos estar no deserto espiritual para ter sede de Deus, mas entender que essa sede de Deus é algo que necessitamos para nossa existência.
Eu espero em Deus porque sei em que tenho crido. (2 Tm 1:12).
Eu espero Nele porque Ele é meu socorro no tempo da angústia. (Sl 46:1)
Eu espero no Senhor porque ele se inclina para mim e ouvi o meu clamor (Sl 40:1)
Amado(a) se o abatimento, angústia e sofrimento tem batido a sua porta, se suas lágrimas tem servido de mantimento como neste salmo 42, apenas suspire. Pois o Deus que criou o fôlego de vida é o mesmo que te tirará desta situação.
E esperar em Deus , o antídoto para toda depressão.
Por isso:
Busque ao Senhor.
Deseje a Deus.
Espere por Ele.
E a salvação estará mais próxima do que você imagina.
Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.(Sl 27:14)
Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. Salmos 31:7
Fonte: http://estudos.gospelmais.com.br/esperar-em-deus-%E2%80%93-o-antidoto-contra-a-depressao.html

Nenhum comentário: