sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

 Os Gigantes  em minha Vida

 

( Leitura em: Números 13:25-33 )
E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
No deserto, O Senhor Deus falou para Moises enviar 12 homens para irem espiar a terra que Deus prometeu ao seu povo que foi libertado do Egito,  e esses homens eram os cabeças das tribos de Israel, eram os melhores. Seus Nomes eram -> Samua, Safate, CALEBE, Jigeal , Oséias ( depois o Senhor mudou seu Nome para JOSUÉ ), Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Geuel. 
A missão deles era o de conhecer esta terra se era boa, se havia fortalezas ou tendas, ver que tipo de pessoas moravam naquela terra, se era um povo numeroso e forte ou não, se havia arvores frutíferas, etc.
E estes homens obedeceram e vigiaram toda aquela terra, era época de uvas e eles pegaram um cacho que tinha que ser carregado por dois homens, pegaram também figo e romã.
O tempo dessa missão foi de 40 dias, e assim eles voltaram para seu povo para contar o que tinham descoberto.
E informaram a Moises e Arão e a toda congregação de Israel que naquela terra verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto, mas  que também o povo daquela terra era muito poderoso, que as cidades eram fortificadas e grandes. Que Havia Gigantes naquela terra e que povo perto deles pareciam gafanhotos de pequenos.

Esses 10 príncipes tiveram medo e o medo nos torna gafanhotos e agiganta os nossos problemas.  Eles engrandeceram os obstáculos que seus olhos humanos viram,  e se esqueceram de Deus, ou melhor, eles se esqueceram de Quem Deus é.
Se esqueceram também que o Poderoso Deus já tinha dado aquela terra para seu povo independente de todas as circunstâncias contrárias que eles tinham visto. Enfim, entre os 12 príncipes que foram convocados para espiarem a terra, 10 plantaram duvidas no seu coração e no coração do povo,  mas 02 se fixaram na promessa do Grande Deus. Os 10  preferiam seguir sua própria visão, contra a visão de Deus.
Mas Calebe e Josué tiveram palavras diferentes para apresentar ao povo, vamos ler:
[NÚMEROS 13.30; e 14.6-9]
Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse:
-- Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.
E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo:
-- A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais.
Podemos observar que esses eram verdadeiros homens de fé e não se esqueceram das promessas de Deus.  Eles confiavam totalmente em Deus. O Medo do povo era enorme, era realmente um grande Gigante que estava no caminho do povo, mas Calebe e Josué lembraram a todo o povo que Maior era Deus. E Esse Deus era fiel e eles deveriam ser fiel a Deus.
Todos nós temos medo de algo, até os valentes de Deus tem medo de alguma coisa, mas não devemos deixar que eles nos dominem e saber que eles não são maiores que nosso Deus.
Quando vencemos o medo, com a graça de Deus em nós, transformamos os perigos em oportunidades, as dificuldades em trampolins para a vitória.
Percebemos nesse relato que a maioria queria era voltar para o Egito, desistir da terra prometida, podemos chegar a conclusão que: A voz do povo não é a voz de Deus. A voz de Deus é a voz de Deus. E somente a voz de Deus devemos ouvir e obedecer tudo aquilo que for da vontade de Deus.
Nossa força é a presença de Deus. Nosso vigor é ter os olhos fitos em Deus. Nossa esperança é vivendo segundo as Suas promessas.
Ande com o Senhor Deus todos os dias e não duvide que quando as dificuldade chegarem, Ele estará bem ao lado para ser sua força.
Quando você enfrentar um problema que seja grande demais, não tema! Coloque o Seu Deus ao lado do problema, e poderas ver que Deus é maior!
Todos nós temos os gigantes em nossas vidas. Esses gigantes são de vários tipos e temos que identifica-los em nossas vidas e entrega-los nas mãos poderosas de Deus.
Sempre temos a impressão que esses gigantes são maiores que nós, que é bobagem enfrentá-los. Mas tenha em sua consciência que você nunca vai conseguir lutar contra um gigante se não pela força de Deus
Todo Poderoso.  Não confie em si mesmo, mas tenha total confiança no Senhor, pois Ele é Fiel e Justo para lhe ajudar em toda a situação. Confie em Deus e não em sua capacidade. Ele nunca vai te abandonar.
Os gigantes que se levantam contra nós são diversos como: o medo, a raiva, a dúvida, os pecados, as ilusões deste mundo, a vaidade do homem, o tempo, a covardia, relacionamentos, dívidas, desentendimentos, o egoísmo, o ego, o dinheiro, os vícios, falta de fé,  a incredulidade, a insegurança, a baixa auto-estima, o sentimento de inferioridade e incapacidade etc, etc, etc.  Enfim eles vem para tirar nosso sossego e nossa paz e querem nos afastar da vontade e da palavra de Deus. Fique focado nas coisas do alto, foco em Deus.
Um gigante que vive no meio da vida dos filhos de Deus é a murmuração. Vamos analisar esta palavra, no dicionário é explicado que a palavra murmuração significa:  soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, formar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente isto que aconteceu com o povo de Israel, após o relatório trazido pelos homens que foram espiar a terra (Nm 13.25-33).  Temos que aprender a refrear a língua, é preciso resistir a tentação de murmurar. Cuidado pois murmurar pode se tornar um terrível habito em nossas vidas, recorde do que esta escrito em Tiago 1. 19 : "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar".  A murmuração nos afasta das bênçãos  de Deus para nossas vidas, e o pior murmurar deixa Deus triste.
Temos que nos lembrar das promessas de Deus, de sua grande e infinita misericórdia, lembrar que até aqui o Senhor nos ajudou, o Senhor proveu, o Senhor não te abandonou, temos que nos lembrar dos diversos exemplos que estão na bíblia como os de Josué e Calebe quando todos queriam desistir de Canaã pois lá tinha gigantes e povos fortes e mesmo assim eles lembraram da promessa de Deus que iria entregar aquela terra para seu povo, eles creram e não desistiram, temos que lembrar também de Davi, ah o pequeno e grande Davi, que mesmo sendo jovem e simples lembrou-se de seu Poderoso Deus e enfrentou o Gigante Golias.  Lembre-se sempre do Seu Deus, Ele é Poderoso para esmagar qualquer gigante que venha de encontro contra a sua vida. Creia no Poder e na Grandeza de Deus, ore ao Senhor, Clame sua ajuda e Confie. Obedeça á Deus, escute a voz do Senhor e ele te capacitará para vencer.
Todos os dias os gigantes se levantem diante de nós, mas caem perante a Grandeza de Deus.  Lembre-se sempre que Deus é fiel e é maior que qualquer problema que você possa enfrentar em sua vida. Confie no Senhor, Confie no Grande Deus.
Tenha em mente que sempre vamos encontrar gigantes quando estivermos na direção das promessas de Deus
Se Deus te mandar fazer algo ou ir em algum lugar, não fique surpreso com más noticias e situações contrárias em seu caminho, pois o inimigo quer te derrotar tentando te desviar dos propósitos de Deus. O inimigo que mais é que você desista do que Deus planejou para você, ele se levanta como um falso gigante em sua vida para lhe distrair e te afastar da vontade do Pai. Por isso é necessário sempre estar alerta, vigilante, em comunhão com Jesus Cristo, orando sem cessar.
Busque ter um coração maleável e quebrantado em Deus, não endureça seu coração em meio a tantos problemas e preocupações.  É necessário esvaziar-se de tudo para que você possa ouvir a Deus e permitir-se ser preenchido pelo Espírito Santo de Deus.
A certeza da presença do Senhor ao nosso lado produz "força e coragem" e afugenta todo "temor" na jornada rumo ao nosso objetivo.

Diante dos gigantes que vc precisa enfrentar, seja forte e corajoso e lembre-se: o Senhor estará contigo e não o desamparará
Que a nossa oração seja para que Nosso Senhor nos ajude a enfrentar nossa própria natureza, que é onde nossa luta é maior. Que o Senhor nos ajude a controlar as emoções e diversos tipos de sentimentos. Que nosso foco esteja em Deus e na sua palavra e a salvação em Cristo Jesus. Amém!

( Por: SUELI MARCONDES ♥ )



Nenhum comentário: