domingo, 23 de novembro de 2014

MEDITAÇÃO EM GÁLATAS 6:1-10



Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.
Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém,
pois cada um deverá levar a própria carga.
O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui.
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

O verdadeiro cristão sabe que tem que ser humilde. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo mostrou muita humildade quando esteve no meio das pessoas aqui na terra. Jesus Cristo, nosso mestre, teve muita compaixão pelo povo sofrido e doente. A Bíblia relata muitas demonstrações de amor e humilhação de Cristo por nós.
Em uma das ilustrações que Jesus Cristo fez a um doutor da lei que o questionava quem é o nosso próximo, Jesus conta a parábola do Bom Samaritano, que esta no livro de Lucas, capitulo 10 versículo 30 ao 37 -> vamos ler -> Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: 'Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver'.
36 "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?"
37 "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei.
Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".


Notaram que passaram pelo ferido o sacerdote e o levita, dois homens de quem esperamos que tenham gestos de bondade, mas nem sempre em nossas vidas as coisas são lógicas, quem realmente teve o ato de bondade, teve um gesto divino, soube que nesses momentos o status e a posição social não valem nada, não fez nada para se aparecer, que praticou a palavra de Deus foi o samaritano que era considerado pelos judeus uma pessoa de segunda classe.
 E nós como filhos de Deus temos que seguir o exemplo do nosso mestre e sermos humildes e pacientes com o nosso próximo também. Amar o nosso próximo, amar o nosso irmão que é tão imperfeito quanto nós, não é uma tarefa fácil e agradável, isso todos nós sabemos, mas temos que colocar essa tarefa em nosso coração cristão que essa é a vontade do Pai, amar ao próximo é um mandamento de Deus.
Nessa leitura que fizemos no livro de Gálatas, podemos observar que Deus quer que tenhamos muito cuidado para lidarmos com as nossas fraquezas e com as fraquezas de nossos irmãos. Muitas vezes nos deparamos em querer ajudar nossos irmãos em seus problemas, e devemos mesmo ajudar um ao outro, mas, o cristão deve estar vigilante consigo mesmo para que não caia em pecado, para que não erre, para que não permita que a vontade da carne entre em ação. Para não cairmos em tentação devemos vigiar e lembrar que Deus tudo vê e esta junto de nós. Ao ajudar o seu próximo precisamos pedir direção de Deus, sabedoria para ajudar o nosso irmão a resolver o seu problema sem gerar outro problema, seja para ele ou para nós mesmo. Muitas vezes tentamos ajudar nosso irmão em algum assunto e por algum descuido, quando menos esperamos, nós estamos cometendo o mesmo erro do nosso irmãos ou fazendo algo pior, sem perceber estamos pecando também, deixamos nos levar pelas vontades e fraquezas da carne.
Em tudo, simplesmente em tudo na vida do crente, é necessário pedir direção do Espirito Santo de Deus, para lidarmos com as situações adversas dessa vida. Pedir á Deus que você seja útil no ajudar o seu irmão a solucionar o problema de uma maneira que agrade á Deus.
Muitas vezes o cristão esta vulnerável, e é nesses momentos que o diabo age, muitas vezes usando alguém próximo a você, e aí dependendo da situação de afronta ou provocação, o cristão peca, deixando a carne falar e agir, e consequentemente magoando o coração de Deus. Meu irmão, não se deixe ser surpreendido pelas investidas do diabo, não fique desprevenido, esteja em oração, em comunhão com Deus, leia a palavra de Deus, pratique a palavra de Deus, procure ser humilde como nosso Senhor Jesus Cristo foi humilde, não deixe a vontade da carne vencer, seja uma pessoa guiada pelo Espirito Santo de Deus, obedeça o conselho de Deus, não deixe que as obras da carne te controlem e te façam cair, seja benção na vida do seu próximo. Procure agradar o coração de Deus. Amém
O Senhor Deus se agrada quando nós ajudamos o nosso irmão, mas, se você se alegra em ver o seu irmão em má situação, se o sofrimento e a queda ou perdição do seu irmão te deixam cheio de alegria, então, você deve parar e pedir perdão á Deus, vá orar muito ao Senhor para que Ele tire esse sentimento do mal de dentro do seu coração e te cure, pois, essas sensações não são de Deus. Ore muito e busque misericórdia do Senhor, pois, você esta indo contra a vontade de Deus. Seja humilde e peça ajuda á Deus.
Ao ver seu irmão com problemas, humildemente peça direção de Deus e ajude seu irmão, tomando cuidado para que você não caia em tentações.
Considere esse exemplo: Sabemos que existem lugares nesse mundo onde as pessoas estão morrendo por causa do vírus conhecido como Ebola, e muitas pessoas preparadas e bondosas estão indo ajudar, seja como médicos, enfermeiros, e outros, e ao examinarem essas pessoas doentes, os médicos com todos os seus equipamentos de segurança, vestimentas especiais, lugares isolados e outras coisas mais, não conseguem ter 100 porcento de segurança para não contraírem a mesma doença. Infelizmente algumas vezes, esse médicos e enfermeiros são contaminados e ficam muito doentes e alguns chegam a morrer, morrem tentando salvar os seus pacientes, morrem tentando salvar seus irmãos.
 É assim também na vida do cristão, muitas vezes ao tentar ajudar alguém que esta em pecado, você pode ser tentado a pecar também,  por isso cuide-se para que não seja tentado. Leve em consideração tudo o que o Senhor mostra para você, tudo o que a palavra de Deus te fala, o diabo não esta dormindo e quer destruir os filhos de Deus, o diabo quer envergonhar a Deus, por isso, não deixe ele te usar.
            Muitas vezes, o cristão acha que esta em melhor posição que o seu irmão, acha que seu irmão por algum motivo esta caído, fraco, desanimado, ai o cristão chega a conclusão que é mais especial que o outro, isso é um grande engano, cegueira espiritual. Irmão todos os dias de nossas vidas devemos nos examinar e analisar se estamos seguindo a risca o exemplo de Jesus Cristo. Pergunte a si mesmo se você segue o exemplo de Jesus Cristo antes de julgar ao seu irmão.
Cuidado com os seus julgamentos, antes de julgar, olhe-se em um espelho e se veja, examine-se. Se for para corrigir seu irmão faça isso com amor, com mansidão,  ajude o seu irmão nas dificuldades, pois, se em algum tempo você passar dificuldade na vida, pode ter certeza que Deus vai levantar irmãos para te ajudar também.  Tenha olhos mais bondosos e misericordiosos para com o seu próximo e o ajude a levantar, seja gentil, seja humilde, contagie alegria em Cristo, seja manso e paciente na ignorância do seu próximo, seja fonte de benção para seu irmão, que de sua boca saia palavras que edifiquem a vida do seu próximo, motive seu próximo a seguir a cristo, ore á Deus pela vida e restauração na vida do seu irmão, procure sempre falar de Jesus Cristo as pessoas e incentive as pessoas a conhecerem a biografia de Jesus que está relatada na Bíblia, seja você benção na vida do seu irmão. Faça o bem, faça o que é bom aos olhos de Deus.
Ajude seu próximo nas suas batalhas espirituais, ore com seu irmão em Cristo, fale de seu irmão em suas orações a Deus, quando seu irmãos chorar, chore junto com ele, quando ele estiver alegre, fique alegre também. Lute contra a inveja e qualquer tipo de maldade, pois, tudo isso vai contra Deus. Não se julgue superior a ninguém, tenha compaixão para com os seus irmãos e os ajude de alguma forma.
O Cristão tem que ter a mente de Cristo, o caráter de Cristo, saber que Deus esta vendo tudo o que fazemos e também o que deixamos de fazer. Sabemos que Deus é o único capaz de sondar nossos corações e intenções, por isso, tome cuidado ao desprezar um irmão, cuidados com seus pensamentos e decisões.
Irmão, os dias são maus, e é notável que o amor está se esfriando. Por isso nós que somos de Cristo devemos mantê-lo vivo, forte entre nossas famílias, amigos e que possamos mostrar o amor de Jesus Cristo a todos a nossa volta. O diabo tem feito várias obras para distrair as pessoas do amor de Jesus, e por essa razão a nossa missão em falar de Jesus as pessoas não deve parar. Faça o bem sem preconceitos. Ajudar quem precisa é ato de amor e obediência a Deus. Que você e eu possamos exalar o perfume de Jesus Cristo por esse mundo sombrio e perdido.

Por: Sueli Costa Marcondes

           







Nenhum comentário: