segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HUMILDADE E A PALAVRA DE DEUS


LEITURA EM 1º PEDRO 5:5-9
Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
O apostolo Pedro, escreveu essa carta para estimular o povo de Deus a permanecerem verdadeiros e fiéis em todos os tipos de tribulações, sofrimentos e assim testificar a verdadeira graça de Deus. Ele vem aconselhar as pessoas a seguirem o exemplo do seu mestre que era Jesus e que vivam uma vida que venha honrar o nome de Deus.

HOJE VAMOS MEDITAR UM POUCO SOBRE O TEMA HUMILDADE
Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". É uma qualidade daquelas pessoas que não precisam se mostrar superior a outras. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.
Os mais zelosos filhos de Deus servem “ao Senhor com toda a humildade independente das dificuldades que o mesmo encontram no caminho. (Atos - 20:19 – Romanos - 12:13). O Oposto da humildade é a soberba
Soberba: Orgulho excessivo; importância da auto-estima da pessoa que confia no seu próprio mérito, espírito de superioridade, arrogância manifestada por meio de ações, modos e palavras.
O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”
A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”
A biblia nos mostra também que devemos ter a humildade de uma criança, pois é algo que Jesus Cristo valoriza muito. Esta escrito em Mateus capitulo 18, versículo 04: “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”
Em Mateus 5:3 - Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" .
Então, concluímos que na soberba não há humildade.
Apartir do momento que queremos servir a Deus, precisamos descobrir quem somos no corpo de Cristo, descobrimos que devemos nos afastar do orgulho e da arrogância, pois o desejo da carne nos faz desviar do caminho de Deus e fraquejar, não vamos conseguir caminhar com o nosso próprio desejo pessoal. Mas conseguimos seguir em frente com humildade no poder do Espírito Santo de Deus.
Com a humildade e segundo a palavra do nosso Deus, aprendemos que devemos colocar os outros em primeiro lugar. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vós mesmos” – Filipenses 2:3.
Jesus nos deu um bom exemplo de humildade em ação. Embora Ele era humilde, Ele também era forte. Que sou manso e humilde de coração” – Mateus 11:29.
Cristo nos dá todo exemplo de bondade, simplicidade e humildade, sendo homem de dores, puro, integro, Santo, o mais justo de todos os homens, na sua infinita humildade declara que não veio para ser servido, mas para servir, e dar o seu sangue inocente para remir o homem de todo pecado.
Cristo aqui na terra, esvaziou-se de si mesmo, vindo a ser servo e tornando-se semelhante aos homens. Em forma humana humilhou-se e foi obediente ate morte de cruz. Temos que seguir o caráter de Jesus Cristo, copiar o seu jeito de amar, procurar ver com os seus olhos de amor. Amar como Jesus amou. Ser seguidor de Cristo Jesus não é fácil neste mundo, o mundo não aceita este amor, mas é preciso, pois em Cristo temos a certeza que estamos no caminho certo, no caminho da vitória , no caminho da salvação eterna.
O servo humilde, pode passar por várias situações injustas nesse mundo, mas com sua fé em Deus, ele não se deixa influenciar pelo sentimento de amargura e não sente a necessidade de vingança ou revanche. “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” - Efésios 4:31-32.
Quando você é humilde, você pode responder e aprender com as críticas sem ficar magoado. Da mesma forma, você pode estar ciente de suas falhas, sem estar emocionalmente arrasado. O Cristão aprende com seus erros, amadurece com o passar do tempo, o importante é não voltar a cometer os mesmos erros do passado, não voltando a pecar.
Quando nós nos humilhamos, sentimos a fortaleza do Senhor em nossas vidas. Podemos ver o quanto somos dependentes de Deus. Não precisamos ficar temerosos com os outros, porque quando escutamos o nosso Pai, Ele nos deixa saber que devemos examinar os nossos motivos e atitudes. Procure esvaziar-se de si mesmo, de suas vontades, pensamentos e busque intensamente a presença de Deus.
Deus prefere um pecador arrependido a um santo orgulhoso. Reconheça suas limitações diante do trono e Deus lhe mostrará o Seu abundante poder!
Devemos analisar o nosso modo de agir e quando o fazemos, precisamos manter um espírito de humildade: Jesus era manso de espírito.
Quando entendemos e colocamos em prática o que a Bíblia diz sobre Deus e a humildade, podemos viver em paz e humildemente diante de Deus e nossos semelhantes.
Temos que ser grande na fé, no caráter santo, na sabedoria, no autodomínio, na ciência e no amor. Trata-se de sermos grandes em Cristo que amou a justiça e aborreceu a iniqüidade. (Hebreus -1: 9).
Sigamos então igreja de Deus, as pisadas do nosso mestre JESUS CRISTO. Amém
Meditação na escola dominical da IEC – 16/10/2011.
Sueli Marcondes

Nenhum comentário: