sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Um cozinheiro chamado Jesus

                Cansado da mesma comida todo dia? Saboreie os mais deliciosos pratos no conforto da sua própria casa e o melhor: sem gastar nada a mais por isso. Eu vou até sua casa e preparo um delicioso banquete para você e sua família com o que você tiver no seu armário e na geladeira. Repito: você não vai precisar comprar nada, o que você tiver em casa será suficiente. Ligue agora e marque um horário que eu vou até você. Atendo todos os dias a qualquer hora! É só me chamar. Jesus – O Cozinheiro.
                Deus é o único que pode fazer milagres, do nada ele pode fazer tudo (Gn 1:1). Entretanto, há muitos relatos na bíblia que Jesus usou o que a pessoa já tinha, vejamos: Davi matou Golias com a habilidade que já tinha com a Funda (I Samuel 17:50). Além disso, Davi foi músico e ainda inventou diversos instrumentos musicais, ou seja, usou o dom que já tinha para modificar o mundo à sua volta.  Em um casamento, Jesus fez a água, que já tinha na festa, transformar-se em vinho (Jo 2:9). Um menino saiu de casa com 5 pães e 2 peixes, com certeza ele nem imaginava que o que ele já tinha, nas mãos de Jesus, iria alimentar uma incontável multidão (Mc 6:38). Adão deu nome aos animais com a sabedoria que já tinha recebido de Deus (Gn 2: 19-20). Galileu Galilei, embora não seja um homem bíblico, com certeza aprendeu em Isaias 40:22, que a terra é redonda e usou, mais tarde, conhecimento que já tinha, para mudar a forma que as pessoas viam o mundo. Noé construiu uma arca gigantesca sem ser carpinteiro, engenheiro ou construtor. Ele não recebeu uma graça especial para construir a arca, ele a construiu usando a graça que já tinharecebido de Deus. Abraão é conhecido, por nós cristãos, como o “Pai da Fé”, devido ao seu legado como homem temente a Deus. Ele não recebeu uma fé especial para levar seu único filho a sacrifício, por exemplo, muito pelo contrário, a sua fé foi posta em xeque quando o próprio Deus lhe pede Isaque em holocausto (Gn 22:2). A integridade e retidão que Jó já tinhaforam usadas por Deus para provar a Satanás que existe sim fidelidade (Jó 1:8). Pedro fez um coxo andar, através da unção que já tinha, não precisou ir buscar uma unção especial para livrar o homem de sua enfermidade: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos 3:6.
                Todas estas pessoas, inclusive Jesus, que viveu na terra como homem e não como Deus, fizeram tudo o que fizeram apenas com o que já tinham, com o que havia em seus “armários e geladeiras”. É exatamente dessa forma que acontece com a gente hoje, somos usados por Deus com aquilo que já temos. Quem tem conhecimento da palavra de Deus, é usado para pregar sua palavra, quem tem o dom da voz, é usado para louvar e curar durante os louvores. Quando Deus vem à nossa casa, para nos preparar um banquete, ele não traz nada, nem nos pede para irmos correndo ao mercado comprar, mas usará o que já tivermos. Com essa brincadeira do cozinheiro, podemos entender porque existem pessoas que são maravilhosamente usadas por Deus e outras não.
Eu acredito que o desejo de Jesus seja chegar em cada casa, que na verdade é nosso coração e encontrar tantos ingredientes bons em nossa dispensa que ele não vai mais querer parar de cozinhar, vai querer preparar deliciosos pratos para nós, para nossa família, amigos, colegas de trabalho, pessoas na rua, vizinhos e tantas outras pessoas que encontrarmos pelo caminho. Mas ao invés disso, Jesus tem chegado em nós e não encontrado bons ingredientes para fazer algo “comestível”. Talvez porque o beijo gay que passou na novela das 9 e o guardamos em nossa dispensa, não seja algo que se aproveite, o filme Malévola, da Disney, não deve dar tanto sabor assim a um prato, aquele whatsaap que recebi da minha amante provavelmente não servirá para fazer um bom tempero para a salada. Os palavrões, os sites de pornografia e as mentiras que guardo às sete chaves, segundo Ele, não servem para preparar um lanche para meus filhos depois que eles fizerem a tarefa. Pena meu cigarro e bebidas não serem bons fermentos para um bolo. Tudo bem Jesus, já vi que hoje o Senhor não vai ter nada para cozinhar aqui em casa... quem sabe um outro dia...


(Eduardo Viver)